Bares do Centro - I - Casa Ürich





Todos os bons bebedores de chope tem o seu local preferido para apreciar a bebida. Como não poderia deixar de ser, eu também tenho o meu: a Casa Ürich no Centro. O local fica na rua São José, em frente ao edifício garagem Menezes Cortes. Foi inaugurado em 1913 mas, assim como o Capela e o Bar Luís, não naquele local. Confesso que não sei onde. Os sentimentos em relação a essa simpática casa são tantos e em tanta profusão, que vou organizar esse post em tópicos para não me perder e correr o risco de deixar algum aspecto de fora.

AS INSTALAÇÕES: A casa fica no andar térreo de um prédio comercial e não possui altos e baixos. Ou seja: pode-se entrar, sair, circular e ir ao banheiro sem subir ou descer escadas. Há algumas mesas do lado de fora para os fumantes e alguns loucos que gostam de calor e de serem importunados por pedintes, camelôs, engraxates e outros animais peçonhentos da selva urbana. Lá dentro há um salão grande e comprido de paredes azulejadas, com pilares distribuídos pelo espaço. Nos fundos, à direita, ficam os banheiros e à esquerda o bar, a cozinha e o caixa. O salão é refrigerado de forma confortável, embora seja sugerido às moças levarem um casaquinho. As mesas e cadeiras são de madeira. Mesas são cobertas por toalhas de pano e os guardanapos também são de pano. Toalhas são trocadas sempre que a conta é encerrada ou algum desastrado derrama seu chope. Os banheiros são limpos.

OS FUNCIONÁRIOS: o gerente é o Gomes, sempre solícito e simpático, tentando atender às necessidades de espaço e outras demandas da clientela. Os tiradores de chope que ficam escondidos atrás do bar, sabem tirar o precioso líquido com maestria não devendo nada a qualquer boteco badalado da zona Sul. Os garçons mereciam um capítulo a parte, mas para não ficarem muito metidos, vamos ficar nesse tópico mesmo. Todos eles, absolutamente todos são simpáticos, cordiais, educados, rápidos, atenciosos e outras qualidades que se descobre com o tempo. Você nunca vai ficar com o copo vazio e com a cabeça virando de um lado pro outro procurando um deles para pedir nova rodada. Sempre que entro lá me comovo com a romaria que fazem à minha mesa para me cumprimentar. Ronaldo, Waldemar, Pedro, Oliveira, Farias, Anderson (irmão do Ronaldo), Paulinho e outros que agora que me fogem o nome mas que são igualmente ótimos. Na foto que ilustra esse post, vemos Waldemar e Ronaldo me servindo dois chopes no meu aniversário de 2007.

OS BEBES: A casa serve chope Brahma claro e escuro nos copos garotinho, tulipa e caldereta. Há cervejas também. Sempre vejo garrafas de Antarctica Original circulando. Há também um clube do uísque (Johnny Walker Red) e sempre vejo muitos clientes bebendo vinho. Não espere uma adega igual ao do Cipriani, mas sim aqueles vinhos chilenos, argentinos e brasileiros que compramos no mercado aos finais de semana.

OS COMES: A casa tem dois cardápios para dois momentos do dia: almoço e happy hour. No almoço corrido do Centro da cidade sempre é uma boa pedida um filé de linguado com arroz de brócolis. A noite, os petiscos são bastante variados com destaque para lingüiça de metro, pastéis variados, croquete do Alemão, trio de patês, pizzas individuais e média, sanduíches e um combinado que vem na frigideira (para 4 pelo menos) com filé, fritas, queijo, cebola e mais alguma coisa que não me lembro agora.


OS DEFEITOS: Não abre aos sábados e domingos. Ok, domingo no Centro é demais. Mas sábado de manhã...? Fecha muuuuuito cedo: às 11 horas da tarde (23hs).

NO ORKUT: Clique aqui e participe da comunidade do melhor bar do Centro do Rio.

Casa Ürich
Rua São José, 50. Centro. Rio de Janeiro
Telefone: 2220-2224

De segunda a sexta das 11:30 às 23:00



Comentários

Anônimo disse…
A própósito Mr. X, teremos C.U. na semana que vem, provavelmente 5af. Sua presença, claro, é indispensável. abraço
Anônimo disse…
Xandão, vamos convocar a rapaziada para um chopp!
CB
Xandão disse…
Milton, pode contar comigo. Só me confirma mais perto, ok? Abraços, X.
Xandão disse…
CB: anytime. Principalmente agora, qualquer hora... Abraços, X

Postagens mais visitadas deste blog

Ler jornal

Esplanada Grill

O namorado cavalheiro.