Bares do Grajaú - I - Bar do Adão

Dos bares do Grajaú, certamente o que tem mais fama é o Bar do Adão. Ele existe há muito tempo, porém, de uns anos para cá, tem se destacado no cenário boêmio carioca como uma boa opção para os moradores da Zona Norte e de toda a cidade também. Participante de um dos últimos concursos Comida di buteco com seus maravilhosos pastéis, não levou o título de melhor bar, mas já tem seu nome definitivamente registrado no melhor da baixa gastronomia.

Se você não gosta de calor, pense duas vezes antes de ir durante o dia ou no verão como um todo. A maioria das mesas é na calçada e há toldos que protegem da ação do astro-rei. Porém, entre os toldos, sempre escapa aquela nesga de luz quentíssima. Há um salão mais ou menos refrigerado mas não é tão badalado quanto o lado de fora.

Os pastéis de lá são realmente muito bons e eles também vendem as peças frias para que você possa levar para casa e fritar a hora que melhor lhe convir. Em minha opinião os melhores são o Italiano (gorgonzola, tomate seco e rúcula), Francês (catupiry, camarão e alho poró) e Shitake com Brie.

Existem pastéis doces. Alguns ingredientes não combinam com pastéis, mas eles fazem mesmo assim. Cito o presunto de parma, que ao ser frito fica muito duro. Outro porém dos ingredientes é que nem sempre são de boa qualidade ou talvez estejam fora da validade. O gorgonzola outro dia, por
exemplo, estava um gosto de sabão só. Tenho minhas dúvidas se eles usam o legítimo Catupiry.

Outras opções de comer são os escondidinhos, mas são melhores de se apreciar no inverno. A picanha na tábua também tem boa saída, mas poderia ser em maior quantidade e/ou feita na chapa na frente do cliente como em alguns restaurantes.

O atendimento é gentil, porém distraído. Para um bar que cresceu tanto e já tem filiais na Tijuca e em Botafogo, deveriam se esmerar mais no treinamento dos garçons.

Apesar de ser o mais conhecido bar do bairro, venho evitando-o por dois motivos:

O primeiro e o principal deles foi a mudança do chope para a marca Sol. Dizem que essa empresa chega no bar, oferece mesas, cadeiras, letreiros, fornecimento com desconto de chope, além de uma soma boa em dinheiro (luvas). Com isso, estão tirando o tradicional e indiscutivelmente melhor chope brasileiro, o da Brahma, de diversas casas tradicionais, a começar pelo Bar Luís que rompeu uma parceria com a Brahma de 120 anos!

O segundo motivo já é mais rabugento. Para mim, o Adão se transformou no Bracarense da Zona Norte. Quando você diz que mora no Grajaú, logo perguntam do Bar do Adão. Ou seja, virou bar de turista e deslumbrados. A fila de espera agora tem aquelas geringonças piscando em vermelho igual do Outback.

Vá e opine aqui depois.

Bar do Adão
Grajaú: Av. Engenheiro Richard, 105 A (esquina com rua Mearim, em frente ao Colégio da Companhia de Maria)
Telefone - (21) 2577-0730

Comentários

Luna disse…
Oi Xande,
Eu fui no bar do Adão em Botafogo e achei MUITO diferente do que vc está descrevendo, vou lá no de Grajaú e depois te conto as impressões.

Postagens mais visitadas deste blog

Ler jornal

Esplanada Grill

O namorado cavalheiro.