Avenida Presidente Vargas


O jornal O Globo, em sua edição de domingo passado, deu destaque a ocupação da avenida Presidente Vargas no Centro por alguns empreendimentos modernos. Ressalta a reportagem que após quase 70 anos de inaugurada, a avenida começaria a viver. Trata-se de uma das matérias urbanas mais equivocadas já publicadas por aqui.
Dos três principais exemplos dados na matéria, somente um já vingou: o prédio da Sul América. A Prefeitura ficou tão agradecida que permitiu a empresa escolher o nome com que a rua em frente ao prédio (é, não é propriamente na Presidente Vargas) seria batizada. Escolheram o nome da matriarca da família fundadora da empresa. Aliás, não consigo imaginar porque a Sul América abandona um prédio próprio enorme, lindíssimo, em pleno coração do centro do Rio, ocupando um quarteirão inteiro (Quitanda, Rosário, Carmo e Ouvidor) para se instalar na Cidade Nova. Visionários?
Há um outro prédio enorme em construção, mas nunca há movimento de operários por ali. Ele fica no lado direito da via no sentido Zona Norte - Candelária.
O último exemplo foi a futura estação do metrô da Cidade Nova que irá desafogar a linha 1. Ora, aquela estação só vai atender a quem trabalha ou tiver que ir à Prefeitura ou ao Teleporto. Nada mais.
São citadas ainda as duas "universidades" que ali tem unidades. Tratando-se das instituições que são e que se movimentam em função de dinheiro e não do ensino, não seria improvável pensar que essas unidades possam vir a ser fechadas a qualquer momento no futuro.
A avenida Presidente Vargas talvez esteja totalmente urbanizada por volta de 3755. Como podemos avaliar uma via de quase 70 anos de existência e que só tem um (isso mesmo: 1. É só observar) quarteirão (da Uruguaiana a Rio Branco) totalmente tomado? Da Uruguaiana até a Praça da Bandeira é um seguimento de prédios isolados, terrenos baldios, estacionamentos e sabe Deus mais o que.
Obviamente esse abandono é por causa do sentido Zona Norte dela. A Zona Norte sempre foi maltratada pelos governantes da cidade e não será agora que isso irá melhorar. Quando a estação do metrô for inaugurada, vai haver uma presepada danada das autoridades, vão maquiar o lugar (para tudo estar depredado em dias) e é até capaz do Lula e da mãe do PAC virem inaugurar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ler jornal

Esplanada Grill

O namorado cavalheiro.