Baixo Araguaia OU como quase não fui lá.

Porta guardanapos do Bar e Restaurante Baixo Araguaia.
O bar e restaurante Baixo Araguaia em Jacarepaguá é bastante conhecido por todos os cariocas e não só por quem mora no bairro. Sua fama vêm da picanha argentina extremamente macia e que se pede por peso (R$ 88,00/kg) além das diversas cervejas servidas estupidamente geladas (não há chope).
Nesse ano participou do concurso do Comida di Buteco com o PÃO DE ALHO ESPECIAL. É um pão de alho que vem com aquela pastinha bem mais molhada e com pedaços de bacon. Realmente muito bom!
A picanha é obrigatoriamente acompanhada de arroz, fritas, farofa e molho a campanha. Dei a sugestão ao garçom de falar com o patrão que poderia ser interessante baixar um pouco o preço para um prato de picanha pura sem os acompanhamentos. Talvez isso atraísse mais a garotada, pois na noite de quinta-feira passada quando estive lá só tinha casal "tiozinho" (como se diz em Sampa. Coroa, para cariocas) e famílias. Olhando o cardápio pela primeira vez, assuta um pouco ao ver o preço da picanha. Mas pensando melhor e indo na do garçom que recomenda uma média de 250g por pessoa, os preços ficam na média do que estamos acostumados por aí com a vantagem de o sabor ser muito acima da média.
Não é um bar com petiscos variados. Eles são todos originados da churrasqueira (coração, linguiça, pão de alho) e batata frita.
Já justifiquei a primeira parte do título do post (Baixo Araguaia). Agora vamos a segunda parte (Como quase não cheguei lá).

Há alguns anos atrás, fui a um lugar muito bacana com cerveja gelada, picanha gostosa e cheio de gente. Ele ficava bem no início de uma bifurcação na Estrada do Capenha em Jacarepaguá. Desde então, criei um registro no meu HD 4.3 que aquele local ERA o Baixo Araguaia. Pensando melhor, como um restaurante que leva o nome de uma rua pode estar em outra?
Na noite de quinta, em situação excepcional, fui com Juju lá e pegamos um táxi. Perguntamos ao chofer se ele sabia onde era e ele disse que sim. Já estávamos passando reto desse local na Capenha quando eu falei: "É aqui! É aqui!". Táxi parado, corrida paga, corremos pro abraço. Ao entrar, achei o ambiente meio caído desde a última vez que havia ido. Sentamos. Veio uma garçonete e nos entregou o cardápio. Incomodado, travei com ela o seguinte diálogo:
- Por favor, aqui é o Baixo Araguaia?
- Não sei.
- Como assim? Você não sabe onde trabalha?
- É que é o meu primeiro dia aqui...
- Sei... Cuidado para não ir trabalhar num puteiro por engano. (Não, não falei isso. Mas deu vontade.)
- Só um minutinho...
E volta ela cheia de si com a informação: "Aqui é a Estrada do Capenha. A rua Araguaia fica em outro lugar." Apesar de a resposta continuar errada (o nome do local era Jacaré Grill), foi o que bastou para a ficha cair. Pedimos licença e saímos a procura do verdadeiro Baixo Araguaia. Segundo a Juju era logo ali... Caminhamos 1,2 km (todas as distâncias checadas no Google Maps) e chegamos ao início da rua Araguaia onde havia um ponto de táxi. Perguntamos aos taxistas onde era o bar e eles falaram: "No final dessa rua." Tradução: mais 1,6 km de caminhada. Não tive dúvida: "Amigo, me leva lá!"
Baixo Araguaia
Rua Araguaia, 1709
Todos os dias até meia-noite.
(0xx)21 2424-9773

Comentários

Unknown disse…
Eu quero ir :) ! Bjs, Vv.

Postagens mais visitadas deste blog

Ler jornal

Esplanada Grill

O namorado cavalheiro.