Metrô Rio dá uma dentro!


Na seção "Cartas dos Leitores" d'O Globo desse domingo (12/07), um leitor escrevia para reclamar que o Metrô agora obriga os passageiros que chegam à estação Saenz Peña a desembarcarem, subirem as escadas, descer de volta a mesma plataforma para finalmente embarcar. O moço chegava inclusive a invocar um artigo da Constituição Federal sobre o direito de ir e vir ou algo assim.
Discordo inteiramente desse leitor. E por isso, enviei a carta abaixo a mesma seção d'O Globo.
"Discordo do leitor "Zé das Couves" (não vou publicar o nome dele aqui no Blog para não melindrar o dito cujo caso o mesmo seja dado a buscar seu nome no Google em acessos de egolatria)(Cartas dos Leitores, 12/07/2009).
Certamente a assessoria do Metrô enviará uma carta dando alguma satisfação, mas gostaria de falar como usuário. Ainda não vi o procedimento descrito por ele, mas aplaudo. O leitor afirma que o intuito é "seguir viagem", mas como seguir viagem em uma estação terminal? Ali ou se desembarca e termina a viagem ou se embarca e se inicia a viagem. "Seguir viagem" na linha 1 do metrô é quando se embarca em qualquer estação com exceção de Saenz Peña e Catangalo.
Quem chega à Saenz Peña e permanece dentro do trem, "rouba" lugares de quem está em pé esperando o trem. Em uma estação terminal há sempre uma expectativa maior de se conseguir viajar sentado. Mas isso é impossível na Saenz Peña de manhã cedo. Os vagões chegam com todos os assentos tomados.
Já ouvi gente dizendo que entra na estação Central, vai até a Saenz Peña somente para seguir viagem até a Zona Sul sentado. Além de ser um desperdício de tempo é uma incivilidade e falta de respeito para com nossos concidadãos. Na estação Cantagalo esse procedimento de esvaziar o trem já é adotado há tempos e fazia falta o mesmo procedimento no Zona Norte. Parabéns ao Metrô!

Comentários

Unknown disse…
será que eu consegui entrar agora ? se consegui voce saberá quem sou eu mami
Milton disse…
X,
falando de Metrô, acabo de ler um artigo interessante, de um especialista em transporte (McDowell,se não me engano), falando sobre a solução dada para o gargalo entre as linhas 1 e 2. Ele faz um histórico sobre a concessão e critica duramente a solução dada pois, dentre outros motivos, restringe a utilização para carros com 5 vagões quando toda a linha 2 é preparada para ter carros com 6 vagões. Diz ainda que, por questões políticas, a solução original - extensão da linha 2 até a Praça XV, passando pela Carioca, foi descartada sem a menos análise. Se qsuier, depois te envio. Abração

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