Os ônibus da minha região.

Lendo 0 blog Bairros.com no site d'O Globo sobre uma reclamação de leitor acerca de ônibus, me entusiasmei e comecei a postar vários comentários. Juntei-os e coloco-os aqui. Para ler o blog original mais os comentários, veja aqui.
Na mesma região, há a empresa Estrela Azul que opera as linhas 434 e 435. É praticamente impossível conseguir embarcar em um desses ônibus no Boulevard 28 de setembro. Quando venho de mais longe, percebo o que eles fazem: como o trajeto é longo, eles consideram a corrida terminada assim que chegam em Vila Isabel e não param em nenhum ponto para embarcar. O cobrador já começa a fazer o fechamento do caixa, inclusive. Se você cercar o ônibus parado num sinal, o motorista pergunta antes para o cobrador se pode abrir a porta. É mole?
Outra da Estrela Azul: Peguei o 434 em Botafogo e ia até o ponto final no Grajaú. O cobrador estava ouvindo um rádio enorme e em alto volume. Pedi a ele que abaixasse o volume pois estava me incomodando. Ele respondeu que não estava alto. Aí tive que lembrá-lo que fui até "bonzinho" em pedir que abaixasse, pois é proibido o uso de aparelhos sonoros dentro do ônibus e ele como funcionário deveria ser o primeiro a dar o exemplo. Ele nada falou, mas desligou o rádio. Um pouco depois, vira-se para o motorista e fala: "O passageiro mandou eu desligar o rádio. É mole?". Ouvi e fiquei na minha. Não vou bater boca com um sujeito semi-analfabeto que não tem estudo e não tem respeito ao próximo. Minha "vingança" é saber, sem preconceito nenhum, que eles vão morrer atrás daquele volante e daquela roleta. Hoje em dia quando se encontra um motorista/cobrador simpático, educado, atencioso é praticamente um bálsamo que nos faz ganhar o dia.
A empresa Tijuquinha citada em outro comentário é um pouco melhor, ao menos na linha 226 que eu mais uso. Embora eles estejam adotando esses carros em que o motorista tem que fazer a função do cobrador. Isso é um total descalabro. 1-Corta vagas de trabalho de cobradores; 2-Sobrecarrega e aumenta o stress dos motoristas; 3-Atrasa a viagem; 4-Congestiona o trânsito; 5-Pode causar acidentes devido a atenção multifocada do motorista. Um motorista da linha 226 metrô é especialmente muito ruim. Dirige mal, arrancando com o carro e dando freadas bruscas, é lentíssimo ao dar e receber troco, esquece de ligar o ar refrigerado, e em uma viagem com ele, presenciei o dito cujo arrancar o parachoques de um carro de passeio. Incrível! Escrevi à empresa dizendo que ele não poderia dirigir um carro sem cobrador, que era melhor coloca-lo num carro tradicional e mandaram uma resposta padrão. Detalhe: 2 meses depois, o infeliz continua dirigindo um carro sem cobrador.
Terminando os comentários sobre os ônibus do meu bairro, o Grajaú, falo da Viação Saenz Pena que opera uma linha de ônibus especiais (os frescões, no caso aqui, fresquinhos porque são menores) para o Castelo. Como a lotação é pequena, alguns passageiros se sujeitam a pagar R$ 6,00 para viajar em pé, na frente do ônibus, até o centro da cidade, o que é proibido em linhas especiais. Os motoristas, talvez mais bem selecionados para lidar com um público que pode pagar mais por transporte, acabam fazendo camaradagem (eles chamam de amizade, mas não é. Explico a seguir) e colocam 2, 3 e às vezes até 4 passageiros em pé na parte da frente. E ali vão em animado bate-papo, o que TAMBÉM É PROIBIDO! Eu quero ver no dia em que tiver uma freada mais brusca, ou mesmo uma batida de frente, que acabou acontecendo mesmo nas cercanias da Praça da Bandeira semana passada, e esses passageiros se quebrarem todos, se a "amizade" ao motorista amigo vai continuar. Vão todos entrar com processo contra o pobre coitado, além da empresa.
Concluindo a Viação Saens Pena, nos horários depois da parte da manhã, os motoristas desrespeitam completamente o itinerário na ida ao centro, indo do Grajaú ao Castelo direto em um trajeto que qualquer carro de passeio ou táxi faria. Ao embracar no Grajaú eles vão logo perguntando: "Direto ao Centro, né dotô?". Outro dia eu contei: levei 23 minutos do Grajaú ao Centro por volta das 18hs. Um táxi não teria ido tão rápido! Para quem embarca no Grajaú é ótimo. Mas e quem fica inutilmente esperando nos pontos em que eles nem passaram e nem passarão?

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