O complexo do arco-íris


A Seleção Brasileira de futebol já conquistou 5 títulos mundiais e foi vice duas vezes. Isso todo mundo sabe. Até pouco tempo atrás, o atual campeão não precisava participar das eliminatórias, estando classificado automaticamente para a próxima Copa. Isso todo mundo sabe. O Brasil é o único país a participar de todas as Copas do Mundo disputadas até hoje desde 1930. Isso todo mundo sabe, também. O que todo mundo parece não saber é que o poderio do futebol canarinho cai a olhos vistos e há tempos. Lembro-me de 1993 quando o Brasil perdeu pela primeira vez um jogo das eliminatórias. Foi um Deus nos acuda. Nunca antes na história desse país havia acontecido isso! E logo depois começou a acontecer com alguma regularidade, mas o Brasil sempre se classificava para a Copa. Haverá o dia em que o Brasil não participará de uma Copa do Mundo, podem escrever.
Durante as eliminatórias existe uma cobrança absurda em cima da Seleção para ser a primeira colocada. Ora, os quatro primeiros da América do Sul vão à Copa igualmente e mesmo o 5º colocado ainda tem uma chance na repescagem contra o campeão da Oceania (timaços do porte de Nova Zelândia, Samoa, Tonga etc). A cobertura da imprensa quando há uma derrota da Argentina é de um escárnio só. Parece até a torcida arco-íris gozando da goleada sofrida pelo Flamengo. A Argentina é reconhecidamente uma das 4 principais forças do futebol mundial e desperta tanto ódio quanto o Mengão. O que não pode acontecer é o Brasil se contentar em ser arco-íris. Dane-se a Argentina! Que ganhemos nossso jogos, nos classifiquemos (em 4º que seja!) e vamos à Copa.
Para finalizar, um pensamento que não tem a ver com o post, mas tem a ver com o assunto: acho que Dona FIFA vai se arrepender amargamente de fazer duas Copas do Mundo seguidas em países atrasados e corruptos como a África do Sul e o Brasil. Na África do Sul já se sabe que vai ser uma competição com estrutura meia-boca. Não haverá melhorias para a população em geral e obviamente o custo total oficial do evento deve ser umas 20 vezes o real. Mas aqui no Brasil bateremos esse recorde, fazendo com que as obras sejam super faturadas mais de 50 vezes. O governo por enquanto aqui no Rio só acenou com uma patética estação de metrô na Cidade Nova.

Comentários

Unknown disse…
Ei ! Vc comentou no meu BLOG ! Adorei ! Não deixe de ver o filme. É uma porrada. rs. Uma porrada poética. Melhor do que uma porrada futebolística. Bruno entregando o jogo, que vergonha. Só vi sua msg quando cheguei em casa. Ontem tive aula de percurssão e depois fui a missa em IPANEMA !! Ui. Bjs, Vv.
Anônimo disse…
Xandão,

Eu tenho um amigo que torce contra o Brasil em jogos de copa que torce para Argentina.. que acha que o futebol faz com que se esqueça muita coisa... Ou vc duvida que se o Arruda não sair atá a Copa vai sair depois?? quanto a ficar fora da Copa, só mesmo por muita incopetência...

Abçs,

Alexander

Postagens mais visitadas deste blog

Ler jornal

Esplanada Grill

O namorado cavalheiro.