Porto do Rio é a nova Avenida Chile?


De segunda a sexta, o jornal O Globo publica uma coluna no segundo caderno chamada "Há 50 anos". Ali eles colocam a primeira página do jornal como foi às bancas há 50 anos e ao lado reproduzem algumas matérias, mantendo, inclusive, a ortografia da época.
Nem sempre o que se reproduz em texto tem na primeira página do jornal e vice-versa. Podemos notar algumas interessantes, então. Por exemplo, olhando a primeira página do jornal do dia 25 de junho de 1959, vemos a seguinte manchete: "Já em Estudo a Transformação da Av. Chile em Nova Broadway". A Avenida República do Chile havia acabado de ser inaugurada recentemente pelo presidente Juscelino e saudada como o mais novo elo de ligação do Centro à Zona Norte.
Quem conhece minimamente essa via, já passou por ela, ou pior: teve a desventura de trabalhar durante algum tempo ali, sabe que somente nos últimos anos ela vem tomando jeito de uma rua normal do Centro da cidade. Graças a alguns prédios públicos (Petrobras e BNDES) e investimentos particulares (Metropolitan e Ventura Towers) ela, depois de 50 anos de inaugurada, começa a ter vida.
Aliás, "vida" no sentido ruim da palavra, é o que não falta àquela via. Pontos finais de diversas linhas de ônibus, camelôs dos mais diversos, tráfego pesado de pedestres e carros e sem nenhuma calçada decente.
Na semana passada, a prefeitura lançou o edital para a reforma total do porto do Rio e seu entorno. Sabendo-se que o DNA do atual prefeito é igual ao que foi embora, não é muito difícil perceber que esse projeto vai ser outro que ficará nas manchetes a serem estudadas no futuro. O prefeito maluquinho deixou uma Cidade da Música inacabada, feita com material de 5ª e super faturada ao céu! E o Dudinha quer reformar o porto?

Comentários

Unknown disse…
Nossa, vc mandou muiiiito bem lembrando dessa coluna ! Eu adoro. bjs,Vv.
Xandão disse…
E lembrar de trabalhar na Chile tendo que aguentar aquelas temperaturas amenas de janeiro e fevereiro naquela rua sem árvores e sombras? PQP!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Ler jornal

Esplanada Grill

O namorado cavalheiro.